DESCUBRA SEGREDOS E SACADAS MATADORAS

5 Passos Para Ter Sucesso com Anúncios

Diariamente, visito muitas empresas prestando consultoria e observo algo em comum nas empresas que me deixa um tanto quanto intrigado, todo mundo quer ter sucesso com anúncios sem mesmo fazer o que chamamos de ‘’dever de casa’’. E repare que em nenhum momento aqui falei de algo fabuloso, ou fora da curva, falei sobre você fazer o básico e o que percebo é que nem o básico está sendo feito pelas empresas. É que se você pensar comigo, muita gente acha que fazer o básico é fácil, pode até ser de fato, mas não deixa de ser trabalhoso, não é mesmo.
O que quero compartilhar contigo neste artigo é como você pode hoje mesmo mudar a forma como vem se planejando para gerar tráfego e conversão para seu site, seguindo 5 passos simples antes de fazer qualquer tipo de anúncio seja ele em texto, em vídeo ou imagem. É o que chamo de ”Montando sua Base para Multiplicação de Vendas”.
Lembra que lá no início comecei dizendo que observo algo em comum nas empresas e que isso pode jogar tudo por água abaixo pelo simples fato das pessoas antes de começarem anunciar, não constroem uma base robusta que é o que dará sustentação e trará resultados extraordinários para o negócio. Pois então, é nessa hora que é preciso parar e pensar no negócio com uma visão mais estratégica, pois nesta etapa a pressa e a falta de planejamento podem ser os seus maiores vilões.

Sucesso em Anuncios
Várias vezes já sai de reuniões onde as pessoas de uma determinada empresa pareciam não querer enxergar este caminho de antes construir uma base forte e ao invés de pelo menos buscarem informações sobre isso, ficavam repetindo a todo momento que precisavam anunciar, pois queriam obrigatoriamente resultados rápidos de vendas . O primeiro mito que trago aqui é que anúncio não foi feito para vender, é isso mesmo, anúncio foi feito para atrair pessoas para o que chamamos de Zonas de Engajamento. Mas, afinal o que são essas tais Zonas de Engajamento? Como o próprio nome sugere, são canais onde você atrairá seu público-alvo com o objetivo de engajar essas pessoas através de conteúdo relevante.
Então, é importante antes de tudo, criar uma audiência de pessoas que te seguem e que estejam engajadas com o que você tem a dizer pra elas. Por exemplo: Imagine que uma loja de vinhos comece a compartilhar conteúdo de altíssimo valor para amantes de vinhos que curtem aprender mais sobre rótulos e como escolher bons vinhos. Perceba que aquele processo tradicional de anúncios batendo na mesma tecla: compre, compre e compre, não se aplica mais, pois antes de anunciar e vender, esta adega de vinhos está muito mais preocupada em gerar valor para sua audiência e engajar a mesma do que simplesmente vender.

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

É exatamente isso que quero dividir com você, 5 passos simples e eficazes de como você pode montar a sua base multiplicadora de vendas criando uma solução que resolva problemas do seu Avatar, definindo o mesmo e estabelecendo uma conexão com ele, fazendo uma oferta irresistível para aquelas pessoas que estão engajadas com você, e por fim como você pode otimizar tudo isso. Se você seguir esses passos e aplicar em seu negócio, eu garanto que você aumentará exponencialmente os resultados de seu negócio, seja ele físico ou digital.

 

 

#1 – Solução

Como o seu negócio soluciona o problema de alguém?

As pessoas estão cheias de dores, necessidades, sonhos, medos e desejos, não é mesmo. E se você perceber temos um aliado a nosso favor que é a Internet que nos ajuda a identificar tudo isso com precisão. Por exemplo: algumas pessoas querem aprender a falar inglês, outras dizem que não tem tempo para falar inglês e algumas ainda reclamam que se não aprenderem inglês, irão perder oportunidades valiosas no mercado de trabalho. Neste caso então, pegando com exemplo aquelas pessoas que não tem tempo para estudar inglês, você poderia criar um curso online ou um curso em áudio para que essas pessoas possam ouvir no carro indo para o trabalho por exemplo. É importante identificar essas dores de sua persona e criar soluções para que as mesmas percebam valor em seu negócio.
As pessoas estão indicando claramente o que elas querem, mas as empresas é que não estão escutando. Minha dica para você é: antes de montar um negócio ou iniciar qualquer tipo de planejamento para determinado produto ou serviço, escute o que as pessoas estão falando, tente entender o que elas estão querendo e tem interesse em comprar. Mas na prática Marcelo , como posso identificar essas dores e necessidades das pessoas na internet?

Solução da persona

Hoje em dia existem milhares de pessoas na internet compartilhando seus desejos, medos, sonhos e anseios por diversos canais como: You Tube, Facebook, Blogs, Fóruns entre vários outros e identificar esses comentários é fundamental para você definir a sua persona e a partir dai remodelar seu negócio ou criar um produto que resolva esses problemas apontados de forma espontânea por elas em diversos canais na internet. Lembre-se disso: um empreendedor não é um criador de soluções e sim um solucionador de problemas.

 

#2 – Avatar

Defina o seu Avatar

Philip Kotler, o papa do marketing já dizia que “Existe apenas uma estratégia vencedora. É definir cuidadosamente o mercado-alvo e direcionar a melhor oferta pra ele”. E é exatamente isso que faz com que uma estratégia de marketing seja vencedora. Pensa comigo, imagine que você tenha um produto premium 5 estrelas e é unanimidade entre as pessoas que você conhece e de fato seu produto é realmente o melhor do mercado, mas chega um momento que você quer promover este produto para que mais pessoas possam conhecer, até ai tudo bem, mas imagine que neste momento você defina de forma equivocada seu público-alvo ou sua persona, o que você acha que iria acontecer?
A reposta parece ser bem óbvia de que por mais que seu produto seja o top dos tops, as pessoas para quem você está falando, não irão te ouvir pelo simples fato que elas não são o seu cliente ideal. É como tentar vender uma camisa do Palmeiras para torcida do Corinthians, é evidente que não vai vender. Eu estou falando muito sobre público-alvo, mas a melhor definição para quem trabalha com marketing é a criação de um Avatar . Avatar ou Persona como muitos falam, é uma pessoa fictícia que representa seu público-alvo, então antes de iniciar qualquer campanha de marketing digital, você deve ter seu Avatar muito bem definido.

 

Avatar ou Persona

Um dos maiores erros de alguns clientes meus que já se tornaram amigos, é divulgar para todas as pessoas e torcer para que algumas delas se interessem. Eu costumo dizer que não existe marketing de esperança que é aquele marketing que não tem embasamento, planejamento e muitos menos definições de metas claras para que se alcance um objetivo específico.

 

Abaixo gostaria de compartilhar 8 idéias de como você pode saber mais sobre seu Avatar:
1) Crie formulários em seu site ou formulários de pesquisas (Google Docs) para que as pessoas possam responder
2) Recolha informações no momento da compra sem que isso atrapalhe a mesma
3) Disponibilize questionários em sua loja física
4) Envia um email para sua lista e peça as pessoas de sua lista responderem via email mesmo
5) Visite canais do You Tube e analise vídeos que possuem muitos views e comentários e analise se ali há oportunidades
6) Entre em grupos do Facebook e participe ativamente de conversas
7) Instale a ferramenta Google Analytcs em seu site e analise as estatísticas dos visitantes
8)Faça uma entrevista pessoal com alguns clientes via telefone , skype ou presencial
9) Ofereça uma recompensa pelas informações oferecidas por seus clientes
Grave essa frase: Você precisa saber quem está sofrendo a dor que o seu remédio cura.

 

#3 – Conexão

Estabeleça uma Conexão com seu Avatar Antes de Vender

 

Uma vez identificada a solução e o Avatar, agora vamos nos conectar com o Avatar com objetivo de gerar engajamento e relacionamento. A melhor forma de estabelecer uma conexão com seu Avatar é gerando conteúdo de extremo valor para ele. Muitos empresários ainda insistem naquela velha prática de fazer um anúncio só com objetivo de vender e o que sempre digo aos meus clientes é: anúncio não foi feito para vender. É isso mesmo, anúncio foi feito para gerar tráfego para o que chamamos de Zonas de Engajamento, onde o conteúdo disponibilizado para seu Avatar deve ter como objetivo principal, resolver as dores e desejos deles.
Existem outros tipos de conteúdos que geram valor também, mas não quero entrar em detalhes desse assunto tão aprofundado aqui no blog; mas se você quiser saber mais sobre conteúdo, leia este artigo que foi publicado há algumas semanas.
Crie anúncios bem segmentados, mas não venda. É apenas para conexão. A maneira mais fácil e barata de gerar leads é através de conteúdo e o que muitas pessoaConexao com pessoass não sabem é que contar histórias é excelente para atrair o seu cliente ideal. Histórias engajam e geram maior interesse e atenção por parte das pessoas e isso já está comprovado cientificamente, pois estudos mostram que pessoas retém mais informações quando uma história é contada do que uma simples frase ou um texto informativo por exemplo. Leads que vem de conteúdos, apesar de serem mais caros, estarão mais preparados para comprar seu produto e comprarão mais vezes de você.

 

Inicie conversas, interaja e ajude! Crie uma boa estrutura para gerar conexões cada vez mais profundas. E ai vai algumas dicas:
1) Contrate um sistema de suporte para que as pessoas não fiquem sem respostas
2) Crie grupos no Facebook, LinkedIn, etc para iniciar conversar, interagir com as pessoas e disseminar conteúdo relevante para o grupo
3) Não deixe ninguém sem respostas nas redes sociais, acredite, parece básico mas isso acontece mais que você possa imaginar
4) Envie 1 email por semana com novos conteúdos com objetivo de matar objeções do seu Avatar e valorizar o seu produto
5) Gere Prova Social sempre, se você tem clientes satisfeitos, deixe que eles falem por você
Então estabeleça conexões com seu Avatar, gere valor para ele e ai sim, faça a venda . Você vai perceber o quão prazeroso se torna este processo e como os seus resultados darão um salto para o próximo nível.

 

#4 – Oferta

Oferta é diferente de Produto

 

Vou citar aqui novamente o gênio do marketing Philip Kotler que diz que “Marketing é a entrega de uma experiência” e neste passo eu gostaria de começar destacando que uma oferta não é o seu produto. Oferta é aquilo que as pessoas compram e produto é o que as pessoas recebem. Vou dar um exemplo para ficar mais claro pra você: Imagine que você está procurando um notebook pra comprar na internet e acha um anúncio no Google que diz o seguinte: Notebook Zerado, marca tal, configuração tal, por apenas R$ 2.499,00. Não perca pois esta promoção vale até quando durar o estoque.
Na verdade essa não é a Ofertamelhor oferta a se fazer, mas ela não deixa de ser uma oferta. Neste caso, você não tenho contato com o produto pois está a vários quilômetros de distância, mas mesmo assim está acreditando na promessa do vendedor, ou seja o que você vai comprar é a oferta e não o produto, apesar de saber que o que irá receber é um produto, no caso um notebook.
Mas imagine uma situação, quando este produto chega em sua casa e você abre o mesmo e percebe que o que há dentro da caixa não é um computador e sim tijolos, o que você recebeu é completamente diferente do que havia sido prometido na oferta. Em suma, este conceito é muito importante pois muitas pessoas confundem oferta com produto e o que você tem que entender é que as pessoas compram primeiro a oferta, pra ai sim receber um produto.
Você precisa realmente ter uma oferta irresistível para seu negócio. Mas o que é uma oferta irresistível? É aquela oferta que é impossível das pessoas não comprarem. Mas ai você deve estar se perguntando, então se eu tiver simplesmente uma boa oferta, isso já é o suficiente? Na verdade, é meio caminho andado, mas se o seu produto for ruim, não adianta nada ter uma oferta matadora, pois a taxa de devolução de seu produto será alta, haverá altos índices de reclamações e isso pode ter um alto impacto negativo para seu negócio.
Resumindo: Oferta boa é aquela que vende o produto. E para fazer uma boa oferta é imprescindível conhecer o seu Avatar. Não adianta fazer uma mega oferta irresistível para o Avatar errado, ele não vai comprar. Lembra quando falei de vender camisas do Palmeiras para a torcida do Corinthians? É exatamente a mesma coisa.
Anote isso, quando você identificar a solução perfeita para o seu avatar, se conectar com ele e fizer uma oferta irresistível, as pessoas estarão implorando para comprar o seu produto. Agora então é hora de vender!

 

#5 – Otimização

Tudo que fizemos até agora precisa ser otimizado

 

Um livro que gostei muito de ler e que gostaria de compartilhar contigo é: ‘’O que a Google Faria” (basta clicar aqui para adquirir este livro) e uma frase que me chamou muita atenção no livro foi que nós somos guiados por dados e não por sentimentos, ou seja a grande vantagem do marketing digital em relação a outros meios é que conseguimos mensurar todas as ações por meio de números e a precisão tirada desses números poderão dar um embasamento estratégico para o seu negócio. É muito importante fazer testes, teste sempre e veja o que está dando mais resultado, a partir dai você pode otimizar e obter cada vez uma performance melhor.

 

O que a Google Faria
Eu li este livro e quero                    compartilhar com você

A otimização envolve algumas etapas importantes como:
1) Refinar o Avatar
2) Refinar o Produto
3) Refinar Processos de Venda
4) Refinar Campanhas de Marketing
5) Refinar Conteúdo
Essas são algumas etapas de várias que podemos otimizar e que aplico no dia a dia em meus projetos e nos projetos de meus clientes, mas além disso algumas perguntas são importantes para você responder e refletir em seu negócio:
– O preço do produto está condizente com a condição do seu Avatar?
– É realmente simples e fácil comprar em seu site?
– Seu Avatar é esse mesmo? Será que não dá pra segmentar ainda mais?
– Sua forma de comunicar está correta?
– Sua solução tem demanda? Você já pesquisou se existe no mercado?
– O que diferencia seu produto dos outros no mercado?
– O conteúdo está engajando? As pessoas estão interagindo e gostando do conteúdo que você publica?
– Seus anúncios estão funcionando? Estão te trazendo retorno esperado?
– A taxa de abertura de seus emails está boa? As pessoas estão respondendo seus emails?
– Quais as maiores objeções das pessoas na hora de comprar seu produto?

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

 

Otimizacao
Recomendo que você sente em um lugar calmo, anote e reflita sobre essas perguntas e comece a responder todas elas hoje mesmo. Eu te garanto que surgirão idéias para você otimizar seus resultados de vendas pela internet e coloca-las em prática.
Espero que tenha ficado claro pra você esses 5 passos e que você de fato possa aplicar em seu negócio hoje mesmo.
Se ficou alguma dúvida ou tiver alguma pergunta, entre em contato comigo através do Box de comentários abaixo que será um enorme prazer tirar suas dúvidas e responder suas perguntas para que você tenha sucesso em suas estratégias de marketing na internet.
Desejo muito sucesso para você e espero revê-lo aqui novamente!
Forte Abraço!

Quer Gerar Mais Vendas Pela Internet?

O que pretendo mostrar pra você é a inteligência e a estratégia por trás da execução. A grande dica de sucesso em vendas na internet é descobrir como você pode alavancar seu negócio com baixo investimento e como atrair uma audiência altamente qualificada para seu site

Marcelo Bastos © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais