DESCUBRA SEGREDOS E SACADAS MATADORAS

O que São Produtos Digitais e Porque Criar Um

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o mercado de infoprodutos ou de produtos digitais não é tão novo assim. O mercado tem mais de 10 anos no Brasil e de uns 3 anos pra cá, esse mercado se desenvolveu muito rapidamente.

Isso se deve ao fato de que os empreendedores digitais profissionalizaram seus negócios e começaram a entregar produtos digitais com muito mais qualidade que antes.

Antes o mercado era amador, não sabia direito como usar técnicas de vendas e muito menos como desenvolver um produto que pudesse transformar a vida de alguém.

Mas o que são produtos digitais?

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

Produtos digitais são produtos que usam a internet como principal meio de comunicação, entrega, marketing e vendas. Os mais comuns são eles: e-books, vídeo cursos, programas de continuidade, palestras online, áudio cursos, etc. Também, sofwares, plugins, gráficos, temas, entre tantos outros.

A grande vantagem é que são multiplicáveis em escala ilimitada, ou seja, não precisam de espaço físico para guardá-los. Por exemplo, um ebook você pode enviar  para quantas pessoas quiser e não tem que produzir um novo a cada vez que envia. Percebe o poder da escala?

produtos-digitais

 

#Infoprodutos

Os infoprodutos são produtos de informação, que usam a internet como principal meio de comunicação, entrega, marketing e vendas. Os mais comuns são: ebooks, vídeo cursos, palestras online, áudio cursos, entre vários outros.

A diferença de infoprodutos para produtos digitais, é que os infoprodutos como o próprio nome sugere são produtos de informação, já os produtos digitais são mais gerais e não necessariamente precisam ser produtos de informação. Como já mencionamos pode ser uma ferramenta, um software, um plugin, etc.

Existem também os infoprodutos físicos, que são na maioria das vezes uma junção de produtos digitais com físicos. Para entender melhor alguns deles como masterminds, mentorias, consultorias presenciais, palestras, eventos. Para exemplificar melhor, recentemente estive em Campinas com um dos maiores mestres do marketing digital, Conrado Adolpho em uma mentoria.

A divulgação da mesma se deu início na internet, mas o curso era 100% presencial. Percebeu como infoprodutos físicos é meio que uma mescla de ambos os meios? Sem contar que a mentoria foi toda gravada e entregue como um produto digital, onde os alunos do curso poderão assisti-la onde e como quiserem.

Quase sempre os infoprodutos físicos são utilizados como high-end, que significa que os mesmos têm um preço alto. Por exemplo é comum cobrar 500 reais por hora por uma consultoria ou 30 mil reais pela participação em um Mastermind.

#Porque criar um produto digital?

Vamos as vantagens:

  • Lucratividade sem limites: O retorno financeiro de produtos digitais é gigantesco e ilimitado. Não existem barreiras geográficas, você pode vender para o mundo todo sem mesmo precisar de uma mega estrutura. Exemplo: Se você cria um ebook, você pode vender este ebook a uma pessoa ou para 1 bilhão de pessoas, não importa pelo fato do produto ser digital.
  • Você pode multiplicar os resultados: Basta multiplicar seus produtos, por não ter quase logística alguma, nada te impede de fazer isso, não é mesmo. Pra ficar mais claro, você pode criar um produtos digital, vender pra 100 mil pessoas e depois criar um outro produto, tipo uma vídeo aula e vende-la sei lá pra 200 mil pessoas e assim sucessivamente sempre multiplicando os
  • resultados.
  • Automatizável em quase 100% dos casos: O processo de relacionamento, vendas e entrega pode ser automatizado. Hoje é possível ter projetos online em que você nem sequer precisa olhar para eles. É isso mesmo, existem ferramentas que permitem automatizar todo o processo, facilitando muito o seu trabalho e liberando tempo para que você possa pensar somente na estratégia do seu negócio e não tenha que a todo momento se preocupar com ferramentas complexas.

criar um produto digital

 

É cada vez mais comum, acompanharmos empresários,funcionários públicos, profissionais liberais, entre outros, migrando para essa área de infoprodutos e fazendo deste trabalho sua principal atividade. Claro que, como comentamos no artigo de mindset, nada é fácil e pode ter certeza que esta área, assim como qualquer outra irá exigir de você muito trabalho, persistência e dedicação.

Hoje em dia existe um site que se chama Hotmart que administra todas as vendas feitas, direcionando os pagamentos tanto para o produtor, quanto para o afiliado. Ou seja, o Hotmart faz todo o trabalho sujo pra você. É uma ferramenta super confiável e não se preocupe porque mais a frente iremos falar sobre ela e quais os benefícios você terá usando esta plataforma.

Com certeza, atualmente ter o seu próprio produto digital é a forma mais lucrativa de ter seu negócio online. Ao juntar produtos digital com afiliados, você terá um negócio sólido, estruturado e duradouro.

#O que são e o que fazem os Afiliados?

O afiliado recomenda produtos para outras pessoas. Quando alguém compra através da recomendação deafiliadosle, ele ganha uma comissão.

Para os produtores representa um parceiro muito importante que ajuda a vender seus produtos em uma relação onde todos ganham.

Essas indicações são feitas através de links de afiliado e se o usuário clicar neste link e comprar determinado produto digital, o afiliado recebe sua comissão. Bem legal né!

Portanto o papel do afiliado basicamente é promover o produto e para isso muitos se especializam em geração de tráfego, seja ele gratuito ou pago. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, mas o que quero destacar aqui é que o tráfego passa a ser crucial para quem quer se tornar um afiliado de sucesso.

Repare então, que o afiliado pula toda aquela parte de criação do produto, gravação de vídeos, criação da área de membros, enfim fazer uma série de coisas que o produtor tem que fazer. Ele pula então todo esse processo e passa direto pra vendas.

Eu mesmo conheço diversos afiliados que construíram negócios sólidos e bastante rentáveis, portanto é uma excelente maneira para quem pensa entrar neste mercado de produtos digitais.

 

#Como funciona o Hotmart

Como eles mesmos se definem, Hotmart é uma plataforma para todos aqueles que querem criar seu produto digital de uma forma simples e segura.

Como você já sabe, produtores podem cadastrar seus produtos nesta plataforma para que a mesma administre as vendas destes produtos. Além de administrar as vendas, o Hotmart também administra a entrega deste produto e também administra os afiliados.

 

Hotmart

 

Além disso, recentemente o site também criou a possibilidade do produtor criar a sua própria área de membros que é onde as pessoas irão assistir os cursos. Esta área de membros ossui diversos recursos bem legais, facilitando a interação do aluno com o idealizador do curso.

Em termos financeiros, a plataforma fica com cerca de 9,9% + 1 real do valor da venda para fazer o tal trabalho sujo pra você, que engloba o que já mencionamos acima, administrar a venda, a entrega e os afiliados.

Recentemente o Hotmart recebeu um aporte de capital da empresa multinacional Booking e com isso, a marca cresceu assustadoramente. O gateway de pagamento é bastante confiável e já recebeu transações de diversos paises no mundo todo.

Dica Extra: Se você tiver interesse em entrar neste mercado, comece conhecendo o Hotmart, hoje sem sombra de dúvidas é a maior plataforma de vendas de infoprodutos do Brasil com mais de 50 mil produtos e de longe a mais confiável e segura.

 

#Modelos de negócios no mercado de infoprodutos

Existem diversos objetivos e modelos de negócios que você pode escolher para trabalhar neste mercado de produtos digital.

É claro que ao longo do caminho esses objetivos podem mudar, mas é importante que você entenda cada um deles para criar um norte para seu negócio digital. Vamos a eles?

Produtores (como atuar):

  1. Nicho único: Foco em apenas um assunto e com o tempo você cresce verticalmente. Exemplo: Eu particularmente só falo sobre marketing digital e esta escolha foi muito pessoal pois sou bastante apaixonado por este assunto.
  2. Nicho Único + Nicho Único: Comece atuando em um nicho depois que dominar este nicho,  inicie o trabalho em outro nicho. Exemplo: Comece atuando no nicho de emagrecimento, domine esse nicho, depois inicie no nicho de relacionamento.
  3. Vários Nichos: Atue em diversos nichos diferentes ao mesmo tempo criando sites pequenos. Exemplo: Atue nos nichos de emagrecimento saudável, relacionamento a dois, como ganhar dinheiro com blogs e vários outros.
  4. Nicho Único + Vários Nichos: Comece com um único nicho e depois diversifique sua atuação em vários outros nichos. Exemplo: Comece atuando no nicho de como ganhar dinheiro com adwords e depois que consolidar sua presença e posicionamento neste nicho, vá para outros pequenos nichos diferentes um do outro.
  5. Blog de Micro Produtos: Inicie criando um blog, desenvolva sua autoridade e venda pequenos produtos. Exemplo: Crie um blog sobre emagrecimento com Detox, ofereça 1 ebook como fazer uma receita, outro vídeo explicando de como fazer o suco Detox  e por fim outro ebook com conteúdo mais técnico.

Afiliados (como atuar):

  1. Nicho Único: Segue a mesma lógica do produtor. Inicie como afiliado de um nicho único, crie sua autoridade e participe de produtos com funil perpétuo e lançamentos. Exemplo: Se afilie a um  produto no Hotmart no nicho de emagrecimento saudável
  2. Vários Nichos: Também como o produtor se afilie a vários nichos ao mesmo tempo e recomende diversos produtos para cada audiência específica. Exemplo: Se afilie a um produto no Hotmart    no nicho de como ganhar dinheiro com blogs e ao mesmo tempo se afilie a produtos de relacionamento como o Jogo da Conquista, produtos de emagrecimento como o Queima de 48 horas e      produtos de espiritualidade como o Curso Bacharel em Teologia.

 

Além dos modelos acima, existem duas formas de atuar como afiliado e isso vai depender muito do seu perfil. Existem aqueles afiliados que criam autoridade no mercado e o nome deles se torna uma marca muito forte, são chamado afiliados autoridade.

E tem também aqueles afiliados que não são conhecidos e meio que se escondem gerando vendas através principalmente de tráfego e outras estratégias de marketing, estes são chamados de afiliados árbitro. Ambos são muito importantes ao mercado e é mais comum você encontrar afiliados autoridade promovendo produtos mais caros, geralmente aqueles que fazem parte de um lançamento, e o afiliado árbitro promovendo produtos evergreen ou produtos perpétuos, ou seja que estão sempre com o carrinho aberto.

hotmart-produtor-e-afiliado

 

#Produtor x Afiliado – qual é melhor?

Esta é a pergunta que mais se ouve no mercado. Mas Marcelo, por onde eu começo, viro um produtor ou afiliado, qual é o melhor para começar?

Então vamos as vantagens e desvantagens de se tornar um produtor. Preparado?

Vantagens:

  • Você planeja e controla todo o processo
  • 100% de lucro
  • Alto potencial lucrativo
  • Construção de listas rápidas
  • Vai saber o que funciona e o que não funciona
  • Capacidade de criar e vender para novos nichos

Desvantagens:

  • Muito trabalho
  • Tem que ter estrutura
  • Suporte ao cliente
  • Riscos de instabilidade do mercado
  • Maior complexidade técnica
  • Mais tempo, esforços e energia até chegar aos resultados

 

Mas, e em relação a se tornar um Afiliado, quais as vantagens e desvantagens? Vamos a elas:

Vantagens:

  • Mais simples e rápido para começar
  • Mais fácil de lidar com o negócio
  • O foco principal é apenas em gerar tráfego
  • Não precisa dar suporte ao cliente
  • A tecnologia usada é muito mais simples
  • Não necessita de investimento em estrutura

Desvantagens:

  • Não tem controle sobre o produto (preço, oferta, etc)
  • Sem controle quanto ao período de vendas
  • Retorno financeiro é menor
  • Maior dificuldade em fazer ofertas upsell
  • Menos estável
  • Não tem controle sobre o processo de vendas

 

Produtor afiliado

 

E ai você pode estar se perguntando, mas então Marcelo, o que você recomenda, trabalhar como afiliado ou produtor?

Eu recomendo você trabalhar com os dois. O fato é que hoje os melhores afiliados no mercado são produtores e os melhores produtores são os melhores afiliados. 

Mas porque isso acontece? Pelo simples fato de que dessa forma você aprende o processo do início ao fim. Como escolher um nicho, como definir sua persona, como validar uma oferta, como criar um funil de vendas, como criar um produto, como melhorar este produto, como se relacionar com seu público e muito mais. 

Pra finalizar queria dizer que este mercado é fascinante e vem mudando a economia do país onde a moeda aqui chama-se reputação e o objetivo de cada especialista é de alguma forma transformar a vida das pessoas em uma vida melhor e mais feliz  e fazer a diferença neste mundo é fundamental.

 

 

 

Então, quero saber mais de você. E você, qual o seu talento? Já descobriu o seu propósito? Tem o desejo de fazer a diferença neste mundo compartilhando seus conhecimentos?

Compartilha aqui comigo, vai ser um enorme prazer te conhecer e conhecer um pouquinho mais da sua história.

Mais uma vez foi muito legal te ver por aqui.

Grande Abraço!

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Pedro

    Estou comecando agora neste mercado de marketing digital. Quero trabalhar como afiliado mas estou meio perdido…O q faco para comecar?

Quer Gerar Mais Vendas Pela Internet?

O que pretendo mostrar pra você é a inteligência e a estratégia por trás da execução. A grande dica de sucesso em vendas na internet é descobrir como você pode alavancar seu negócio com baixo investimento e como atrair uma audiência altamente qualificada para seu site

Marcelo Bastos © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais