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Google Adwords: 7 Erros que Você Pode Estar Cometendo

No meu dia a dia conversando com várias pessoas de diversos nichos diferentes e analisando cada negócio de uma maneira muito específica, eu sempre procuro analisar a campanha atual de Google Adwords do cliente e geralmente os erros são praticamente os mesmos. Erros simples cometidos pela falta de informação e que poderiam ser sanados rapidamente.

Em muito dos casos, arrumar esses problemas já geram um impacto considerável na performance das campanhas.

Importante ressaltar que o resultado não está apenas atrelado à performance das campanhas, mas também como sua base vem sendo construída. Vejo muitas empresas concentrando todos os esforços em como elaborar as melhores campanhas no Google, mas esquecendo completamente da experiência que o usuário terá após clicar no anúncio.

Imagine um edifício que não tem uma base bem feita, toda a sua estrutura estará comprometida. Isso também acontece com as campanhas de Google Adwords, a qual você precisa primeiramente fazer o básico para depois fazer planejamentos mais complexos rumo ao seu objetivo.

Hoje, o cenário é que muitos anunciantes estão insatisfeitos com os resultados obtidos através do Google Adwords e muitos até já desistiram. Por isso, resolvi escrever este artigo com intuito de listar os principais erros que encontro nas campanhas de Adwords. 

 

analise-gratuira-google-adwords-telefone

 

 

# 1 – URL de Destino Errada

Esse é um erro clássico. Imagino que você como eu já tiveram aquelas experiências desagradáveis de procurar um determinado produto, encontrar, mas quando clica, você é direcionado para uma página que não existe ou que não tem nenhuma correlação com o produto, não é verdade.

Algo que eu deixo claro para meus clientes é que para se ter uma boa taxa de conversão, é preciso levar o usuário para a página do produto anunciado e não para uma página genérica. Vejo isso acontecendo demais, principalmente em e-commerce. Vou te dar um exemplo para ficar mais claro, imagine que você tenha uma Floricultura, veja abaixo como você deveria montar sua campanha:

[Errado] Estrutura Google Adwords:

Campanha

Grupo de Anúncios

Anúncios

Floricultura

Flores

Bouquets com o melhor preço da região

 

[Certo] Estrutura Google Adwords:

[Certo] Estrutura Google Adwords:

Campanha

Grupo de Anúncios

Anúncios

Flores

Margaridas

Margaridas com o melhor preço do Brasil

Violetas

Violetas com o melhor preço do Brasil

Rosas

Rosas com o melhor preço do Brasil

Orquídeas

Orquídeas com o melhor preço do Brasil

# 2 – Palavra Chave não relacionada com o Produto ou Serviço

Esta na minha opinião é a parte mais importante de uma campanha de Google Adwords. É o alicerce da campanha e é onde geralmente encontro os maiores erros quando faço uma avaliação gratuita das campanhas para meus clientes.

Adwords: Palavras Chave Relacionadas
Palavras Chave Relacionadas
  1. Inicie com palavras-chave mais específicas e depois sim vá abrindo o leque sendo um pouco mais abrangente
  2. Use e abuse das correspondências de frase exata, ampla e de frase.
  3. Olhe sempre o que as pessoas estão buscando e como estão buscando na aba Termos de Pesquisa 
  4. Analise aquelas palavras que geram mais conversões e invista nelas
  5. Verifique a relevância de suas palavras com os textos dos anúncios
  6. Verifique a relevância de suas palavras com a URL de destino
  7. Analise sempre o índice de qualidade de cada palavra

# 3 – Não usar palavras-chave negativas

Otimizar suas campanhas é fundamental. Campanhas que não são otimizadas perdem relevância e começam a cair drasticamente em performance. Sendo assim, seus anúncios serão ignorados pelo Google e não serão mostrados.

Adwords: Palavras-Chave Negativas
Palavras Chave Negativas

Uma maneira muito efetiva de otimizar suas campanhas é negativando as palavras-chave que não tem relevância com o seu negócio. Exemplo: Se você vende cursos de inglês online, você poderia neste caso negativar a palavra Grátis, pois seus cursos são vendidos e não oferecidos de forma gratuita.

Abaixo listei algumas boas práticas para você melhorar a performance de suas palavras-chave:

  1. Verifique pelo menos 1 vez a cada 3 dias os Termos de Pesquisa 
  2. Use o Planejador de Palavras-Chave para definir suas palavras antes de começar a campanha
  3. É preciso analisar bem antes de excluir uma palavra-chave. Veja se é viável excluir e siga em frente

# 4 – Palavras com índice de qualidade baixo

O índice de qualidade das palavras é fundamental para que você gere resultados expressivos e tenha uma excelente performance com as campanhas de Google Adwords. Caso contrário, você terá campanhas caras, não será visto e será muito complicado atingir as metas traçadas.

Adwords: Índice de Qualidade
Índice de Qualidade

Essas são algumas práticas recomendadas pelo próprio Google para que você atinja índices altos de qualidade em suas campanhas:

  1. Como dissemos antes, verifique a relevância de suas palavras-chave em relação ao seu negócio
  2. Veja se as palavras-chave que foram definidas estão dentro também dos anúncios
  3. Confirme se estas palavras-chave contém em sua URL de destino 
  4. Tente manter uma nota mínima de 6 em 10 em todas as suas palavras. O Google mostra essa pontuação e quanto mais alta for a nota, melhor

# 5 – Fazer apenas um anúncio em um grupo de anúncios

Esse é um erro muito comum que vejo acontecendo praticamente todos os dias. Muita gente acha que deve fazer apenas um anúncio por grupo de anúncios e o fato é que recomendo você fazer pelo menos 3 anúncios por grupo de anúncios. Você deve estar se perguntando, mas porquê Marcelo?

É muito importante poder comparar a performance dos anúncios, testar e ir modificando. Se há apenas um anúncio como vou poder comparar se este realmente é o melhor anúncio. Na internet temos que testar tudo e testar sempre. Guarde isso!

Então se um anúncio performa melhor que o outro, continue investindo e melhorando e pause imediatamente o anúncio que estiver com uma performance ruim, pode ter certeza que este irá sugar toda a sua energia e principalmente todo o seu dinheiro.

Adwords: Grupo de Anúncios
Grupo de Anúncios

Resolvi então criar práticas básicas para que você tenha uma melhor performance com seus anúncios:

  1. Como falamos, crie pelo menos 3 anúncios para cada grupo de anúncios
  2. Crie anúncios completamente diferentes um do outro para que você tenha uma melhor base de comparação
  3. Espera pelo menos 15 dias, pause aqueles anúncios que não geram resultados e crie outros anúncios baseados naqueles que geram excelentes resultados

#6 – Código de Conversão não configurado no Adwords

Investir em Google Adwords sem saber o retorno sob investimento (ROI) é o mesmo que dar um tiro no escuro. Você sabe por exemplo quais palavras mais converteram? Qual horário do dia que ocorre mais vendas? Quais anúncios performam melhor? Essas perguntas só podem ser respondidas se tivermos o código de conversão instalado.

Hoje, vejo diversos anunciantes anunciando a fan page do Facebook. Essa prática por mais comum que seja, não é recomendada pelo Google, pois além da dispersão por parte do usuário ser grande, o código de conversão não pode ser instalado em sua Fan Page do Facebook. Resultado: você estará investindo às cegas pois não saberá responder as perguntas acima.

Adwords: Código de Conversão
Código de Conversão

Minha dica é: jamais invista em Google Adwords se não tiver o código de conversão instalado em seu site. Você precisa saber o retorno sob investimento e tudo tem que fazer sentido pra você. Não podemos voltar no tempo, onde o marketing tradicional nunca mediu nada e tudo era na base da esperança através de números imprecisos.

Você precisa ter 100% de controle sobre suas campanhas e investir em algo que realmente trará retorno. Após um período de testes, você vai saber converter com um custo por clique menor, saberá otimizar suas campanhas e ajustar melhor o seu orçamento diário. Se você está rodando suas campanhas sem o código de conversão instalado, recomendo fortemente que pause todas as suas campanhas agora e instale, ok.

Caso queira saber como instalar o código de conversão, clique aqui.

# 7 – Código de Remarketing não instalado

Se você não sabe o que é Remarketing, não se assuste, pois a maioria dos empresários que converso, também não sabe, é extremamente normal. Você provavelmente já visitou um site procurando um determinado produto, saiu deste site e foi embora sem comprar nada, não é mesmo… Mas, depois de um certo tempo, aquela marca que você estava procurando começa a te perseguir na internet e você pensa: ou é algo do além ou estão me perseguindo, não é mesmo. Isso é Remarketing.

Adwords: Remarketing
Remarketing

Esta palavra em inglês nada mais é que anunciar novamente para aquelas pessoas que já demonstraram um certo interesse naquilo que você vende. Uma campanha de Remarketing pode aumentar e muito suas taxas de conversão. 

Recomendo que você instale o Código de Remarketing em todas as páginas do seu site e você verá o poder que essas campanhas tem. Muitos anunciantes não conhecem este tipo de campanha e estão perdendo uma enorme oportunidade não só de vender mais, mas também vender de uma forma muito mais lucrativa, pois o custo com a conversão diminui bastante.

Caso queira saber como instalar o código de remarketing, clique aqui.

 

Bom espero que com essas 7 dicas, você já tenha um resultado muito melhor em suas campanhas. Caso este artigo tenha te ajudado de alguma forma, não saia sem deixar o seu comentário, pois será um prazer te responder.

Obrigado mais uma vez e a gente se vê aqui no Expert do Marketing nos próximos artigos.

Grande Abraço!

 

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  • Janaina Borges

    Muito top o artigo! Me ajudou demais!

    • Marcelo Bastos

      Muito obrigado por nos acompanhar Janaina! Sucesso!

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