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Aumentar as Vendas na Internet: 5 Atitudes Essenciais

Quem não deseja aumentar as vendas seja pela internet ou pelo meio físico? Acredito que hoje essa seja um dos maiores desafios dos empreendedores no Brasil.

Segundo a Resultados Digitais, empresa que possui mais de 9.000 clientes em todo o Brasil, os principais desafios das pequenas e médias empresas são gerar vendas, gerar leads qualificados e serem reconhecidos como autoridade em seu próprio nicho.

O que vejo hoje no mercado, é que muitos empresários ficam apenas esperando o resultado vir e muitos ainda apostam no marketing de esperança, que nada mais é que investir em um determinado canal de mídia e ficar torcendo para que os consumidores entrem em contato com a marca.

Já falamos aqui no Expert do Marketing algumas vezes e o que acreditamos é que o empreendedor tem que ser protagonista e tomar as rédeas de seu negócio para alavancar as vendas e ter sucesso.

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Na internet, as Landing Pages ou Páginas de Conversão são muito importantes pois será através delas que o primeiro contato entre o público e a marca ocorrerá. Por isso, entender bem as necessidades de seu público é fundamental para que você não erre na hora de oferecer uma oferta irresistível. Ou seja, as chances de seu público dizer não é quase zero.

Diariamente eu estudo e pesquiso diversas páginas voltadas para conversão e por isso, neste post eu queria compartilhar com você 5 atitudes que vão aumentas suas vendas na internet.

Tenho certeza que após a leitura desse artigo você irá conseguir alavancar vendas e vai melhorar seus resultados na internet. Espero que curta cada uma dessas atitudes e aplique em seu negócio!

5 atitudes que vão aumentar suas vendas na internet

 

Atitude 1 – Experiência do usuário é tudo

Costumo dizer que seu produto ou serviço pode ser o melhor do mundo, mas se você não souber oferecê-lo da melhor forma de nada vai adiantar. Você já teve aquela sensação de entrar em um site e não conseguir encontrar aquilo que estava procurando? Ou o tempo de carregamento das páginas ser absurdamente lento?

Acredito que sua resposta foi sim. Isso é mais comum do que parece e a chance das pessoas abandonarem esses sites é gigantesca.

Você precisa criar um ambiente harmonioso com um design atraente e uma experiência de navegação agradável para seu consumidor. Ele precisa chegar ao final da experiência pelo menos com a dúvida se deve comprar ou não.

Vendas: Experiência do Usuário
Experiência do Usuário

Por isso, no início desse artigo citei as landing pages, que são páginas que tem como objetivo fazer com que o usuário se sinta seguro com as informações disponíveis na página e que no final ele possa tomar uma ação de cada vez. Sugerimos que você espalhe pela landing page botões que chamamos de chamada para ação ou call to action com o intuito de fazer com que usuário se sinta à vontade para clicar.

Por fim, faça com que suas páginas carreguem rápido, não tem coisa mais chata que ficar esperando uma página carregar quando você deseja alguma informação daquela marca na internet.

E claro, otimize suas imagens, nesta hora um design de qualidade e de boa interação é essencial. O que eu recomendo é, antes de publicar as páginas, faça testes e mais testes para ver se tudo está conforme o previsto.

Atitude 2 – Menos é Mais

O que eu vejo de sites, blogs e landing pages enchendo de informações desnecessárias é uma grandeza. Utilize formulários solicitando apenas informações que interessam para o seu negócio.

Quando mais campos disponíveis no formulário, menor será a taxa de conversão. O contrário também é verdadeiro, quanto mais informações no formulário você solicitar ao seu público, menor será a sua conversão em vendas.

Vendas: Menos é Mais
Menos é Mais

Tente ser o mais direto possível pois neste primeiro momento o que você precisa são informações básicas de seu usuário, deixe esses questionários intermináveis para outras ocasiões. O que você precisa agora é apenas que seu usuário finalize a conversão.

Atitude 3 – Use a estratégia da prova social

É isso mesmo! Pessoas confiam em pessoas e não em marcas como muitos acreditam. Se você acredita que tem um produto excelente nas mãos e não consegue convencer, nada melhor que utilizar o depoimento de seus consumidores como fortíssimo aliado.

Propagandas, ações de merchandising, patrocínios, etc tudo isso contribui para divulgação de seu produto ou serviço. Mas nada se compara quando pessoas falam bem de você e recomendam seus produtos, não é mesmo?

Chamamos esse fenômeno de Prova Social. Vou dar um exemplo que vai ficar bem claro. Imagine que você esteja em uma estrada viajando por horas e que até esse momento você não tomou café da manhã e também ainda não almoçou. Em um dado momento da viagem você se depara com dois restaurantes à beira da estrada; um está cheio de carros estacionados na porta e o outro está completamente vazio. Em qual dos dois restaurantes você entraria?

Provavelmente sua resposta foi entraria no restaurante cheio, certo? Pois é, essa também foi a minha resposta. E sabe porque isso acontece? Nossa mente cria atalhos para que nossas decisões gastem o mínimo de energia possível e neste caso o restaurante cheio para o nosso cérebro lhe parece mais conveniente.

Vendas: Prova Social
Prova Social

Esse raciocínio acontece da mesma forma na internet. Você vai perceber que a maior quantidade de cliques estarão na parte de depoimentos de suas páginas, pois o usuário de uma forma geral tem interesse em saber como foi a experiência de outras pessoas, já que ele também quer ter uma.

Atitude 4 – Não faça o usuário pensar demais

Antes de falar sobre essa atitude, queria compartilhar um livro que li em 2014 que mudou a forma como eu pensava sobre marketing digital. O livro é do autor Steve Krug, Não me faça pensar.

Este livro aborda muitos problemas de usabilidade e mostra como as marcas têm dificuldade de facilitar a compreensão por parte dos usuários em termos de boa experiência. Então o autor sugere que a experiência deve ser tão agradável a ponto dele nem precisar pensar para encontrar o que precisa.

Vendas: Não me Faça Pensar
Usabilidade

Pegando o exemplo então de uma landing page, o que recomendo é que ela nem deveria ter menu, espaços para navegação ou qualquer outro tipo de distração que não seja a conversão que pretende atingir através de seus botões de call to action.

Então quando for criar uma pagina de conversão, deixe apenas os elementos básicos de informação, crie títulos atraentes, use e abuse de imagens chamativas e utilize os botões de call to action, ok?

Atitude 5 – Use imagens chamativas

Falamos muito da experiência do usuário neste artigo e trabalhar com imagens chamativas é fundamental em qualquer estratégia digital.

Nesta etapa é muito importante que você use imagens que tenham relevância com seu produto ou serviço e como essas imagens trarão a seu público uma experiência extremamente agradável e positiva.

Vendas: Imagens Chamativas
Imagens Chamativas

Em 2009 eu atendia a Ricardo Eletro, um dos maiores varejistas do Brasil e neste mercado preço é tudo. Na verdade quase tudo, pois percebíamos também que um grande diferencial competitivo era a percepção estética por parte do consumidor. As sensações e percepções causadas pelas imagens são fundamentais para sua marca se aproximar ainda mais de seu público.

Na internet esse jogo não é diferente, por isso sugiro que você trabalhe bem a qualidade das fotos e otimize ao máximo as imagens para que seu site não fique muito pesado prejudicando o carregamento de sua página.

Conseguir entender as dicas? Agora é só aplicar e começar a ter resultados em seu negócio.

Se tiver ficado alguma dúvida ou se quiser deixar algum comentário, sugiro que você utilize o campo de comentários abaixo que será um prazer te responder.

Espero que você retorne aqui no Expert do Marketing!

Grande Abraço!

Para que você possa relembrar. Assuntos que abordamos aqui neste artigo:

 

  • Atitude 1 – Experiência do usuário é tudo
  • Atitude 2 – Menos é Mais
  • Atitude 3 – Use a estratégia da prova social
  • Atitude 4 – Não faça o usuário pensar demais
  • Atitude 5 – Use imagens chamativas

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O que pretendo mostrar pra você é a inteligência e a estratégia por trás da execução. A grande dica de sucesso em vendas na internet é descobrir como você pode alavancar seu negócio com baixo investimento e como atrair uma audiência altamente qualificada para seu site

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