DESCUBRA SEGREDOS E SACADAS MATADORAS

5 Mitos Sobre Trabalhar em Casa: Desmistificados

Muitas pessoas me perguntam se trabalhar em casa é algo complicado e muitas delas sem mesmo ter vivenciado essa experiência, julgam ser algo de outro mundo ou algo que realmente não nasceram para fazer.

Hoje nos Estados Unidos, a maioria das pessoas vivenciam esta experiência de trabalhar em casa e cada vez mais as empresas norte americanas estão adotando este novo modelo de trabalho à distância. Esta semana mesmo vi um anúncio da Amazon recrutando 5.000 colaboradores para trabalhar no sistema home-office.

Para muitos no Brasil conciliar o conforto do lar com trabalho em casa não faz o menor sentido. Mas por outro lado, você também pode imaginar que trabalhar em casa é a maneira mais fácil e cômoda de viver, pois o fato de não ter um patrão ou chefe te cobrando tornam as coisas mais tranquilas.

Na verdade, não é bem assim. Por isso decidi escrever este artigo com objetivo de desbancar alguns mitos sobre esse assunto que ouço de maneira bastante regular por amigos, vizinhos e até mesmo familiares.

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

Trabalhar em Casa: # MITOS

Mito 1: Sou muito sortudo por não ter um chefe

Outro dia eu estava com minha esposa em uma loja de móveis olhando algumas peças de decoração para a casa, quando de repente encontro com meu vizinho que provavelmente estava fazendo o mesmo, olhando algo para sua casa.

O ar de espanto de me ver em plena segunda feira às 3 horas da tarde apenas de bermuda e camiseta o fez tomar coragem e desferir aquela “maldosa pergunta”: Nossa, um dia quero ser sortudo igual a você! Não ter chefe e poder estar de bermuda e camiseta desfrutando da vida. Eu dei uma risada sem graça me despedi e fui embora pensando no que meu vizinho havia dito.

Na verdade o fato de estar ali em plena segunda-feira numa loja de móveis e não ter um chefe, não me fazia menos responsável e menos ciente das minhas obrigações. Depois de retornar daquela loja de móveis meu vizinho não ficou sabendo que naquele mesmo dia eu trabalhei até meia noite. E falo isso não como um peso ou  tristeza, pelo contrário, naquele dia senti que estava indo ainda mais em direção aos meus objetivos e sonhos.

Talvez você esteja pensando, mas Marcelo, você é um privilegiado e sortudo de usufruir deste benefício de trabalhar em casa, eu nunca consegui e jamais vou me adaptar a esse modelo.

Talvez se eu não tivesse vivido o que eu vivo hoje, eu iria concordar com você. Mas o que posso te dizer vivenciando esta experiência de quase 3 anos é que com disciplina, organização e planejamento todo mundo consegue desenvolver qualquer atividade em casa a qual você mesmo pode ser o seu chefe, bastando ter objetivos e metas claras.

Trabalhar em Casa
Trabalhar em Casa

Mito 2: Eu vou passar mais tempo com minha família

Sim, em parte é verdade! Quando eu ouvia esta frase de alguns empreendedores eu imaginava ter mais tempo com minha esposa e poder conversar mais com meus pais e amigos. A verdade é que essas horas vagas praticamente não existem, assim como em um trabalho fora de casa em um escritório.

Principalmente no início todo projeto precisa muito da atenção do empreendedor e você achar que terá mais tempo pelo simples fato de trabalhar em casa é um grande mito. Quantas vezes minha esposa já almoçou e jantou sozinha pois eu estava no escritório da minha casa, diversas vezes.

O fato é que você se torna uma pessoa estranha para seus familiares, por isso neste momento algumas pessoas mais próximas tentarão fazer você desistir, não porque querem o seu mal, mas porque não entendem o que você está fazendo em casa.

Isto tem que ficar definitivamente claro pra você. Sem apoio e colaboração da família é impossível trabalhar em casa.

 

Trabalhar em casa com a família
Trabalhar em casa com a família

Mito 3: Eu vou tirar férias quando eu quiser

Antes de escrever sobre esse mito eu fiquei me questionando. Mas não é exatamente isso que eu falo como um benefício sobre trabalhar em casa? Ter liberdade de tempo e liberdade geográfica. Sim, isso é verdade, é possível ter mais liberdade, mas o que quero dizer é um pouco diferente disso.

Desde que comecei a trabalhar em casa há 3 anos atrás, eu nunca tirei férias. É isso mesmo, nunca tirei férias. É bem verdade que estou planejando minhas férias neste ano de 2017, mas desde quando comecei a trabalhar neste modelo home-office , não tive tempo para as tão sonhadas férias.

Muitas pessoas acreditam que trabalhar em casa facilita a decisão de tirar férias. Conversando com outros empreendedores, notei que essa situação de não tirar férias não era peculiar somente a mim, mas a um monte de pessoas que viviam na mesma situação.

Pelo menos no meu caso, trabalhar em casa me fez trabalhar mais, na verdade muito mais se comparado às empresas das quais havia trabalhado. E sabe porque? Porque não é mais um simples trabalho, é um negócio da qual sou 100% responsável e que tenho que fazer acontecer e decifrar o código a cada dia.

Por isso até hoje desde que comecei não consegui tirar férias, mesmo sabendo que é errado, pois acho que todo mundo deveria tirar alguns dias de descanso todo ano. Mas a mentalidade de começar pequeno e ir crescendo rápido exige muito esforço e muita dedicação.

Trabalhar em casa - Férias
Trabalhar em casa – Férias

Mito 4: Eu vou me vestir como se estivesse indo para o trabalho

Esse talvez seja o mais popular dos mitos de como trabalhar em casa. Quantas vezes já ouvi que se você se vestir como se estivesse indo pro trabalho seu desempenho e performance iriam aumentar e como consequência seu negócio iria crescer.

Antes de entrar neste assunto, queria apenas dizer que eu trabalhei em uma das maiores empresas de marketing digital da América Latina e a grande maioria dos funcionários trabalhavam de pantufas, bermudas e camisetas. O fato de você usar roupas sociais adequadas ao mundo corporativo não é nenhuma garantia de sucesso.

É claro que não estou te sugerindo ir para uma reunião com um grupo de empresários vestido de pantufas, bermudas e camisetas, isto é uma questão de bom senso. O que estou dizendo aqui é que, não são as roupas que você veste que irão determinar sucesso em seu negócio.

É normal que as pessoas enfatizem que elas se sintam mais profissionais e eu realmente entendo, mas acredito que ter uma mente alinhada com o objetivo do seu negócio apoiado por pilares fortes e robustos é que irão verdadeiramente trazer sucesso e sustentabilidade para sua empresa.

Trabalhar em casa - Roupas
Trabalhar em casa – Roupas

Mito 5: Eu vou ganhar menos

Inicialmente eu também achava isso. Como eu posso abandonar minha função de funcionário registrado em regime de CLT? Isso parecia um absurdo quando iniciei meu projeto em casa.

Escolher trabalhar em casa não fará você ganhar menos, pelo contrário, fará você ganhar muito mais se você entender a relação de tempo x valor. Quando você é empregado você será remunerado pela função estabelecida, mas o mais importante que você tem que entender é que você será remunerado também pelo seu tempo. Então pare e pense: Quanto vale o seu tempo hoje?

Quando eu entendi essa equação vi o quanto eu ganhava mal, pois quantas coisas eu poderia fazer naquele tempo e quanto valor eu poderia gerar para um determinado grupo de pessoas.

Valor, essa talvez seja uma das principais palavras que você deve adotar em seu negócio. Seth Godin, um dos papas do marketing sustenta que você irá receber na proporção que cria valor à sociedade. Isso não é forte? Na verdade essa frase pra mim foi uma quebra de paradigmas e de crenças que me limitavam.

Mas o que é valor?

Na minha concepção valor é o que todos nós podemos  gerar em termos de benefícios a um nicho, grupo ou sociedade. Acredito que todos nós somos únicos e temos algo de valor para compartilhar com objetivo de ajudar as pessoas a resolverem seus problemas ou alcançar seus sonhos.

 

Trabalhar em casa - Ganhar Mais
Trabalhar em casa – Ganhar Mais

Resumindo:

  1. Não ter um chefe não irá determinar se seu negócio será mais ou menos organizado. Quem define metas e traça objetivos é você mesmo.
  2. Sua família será o seu principal inimigo. Sem apoio e colaboração da família é impossível trabalhar em casa.
  3. Seu tempo se tornará cada vez mais escasso. Busque rotinas sociais pois o isolamento pode fazer com que você perca a motivação.
  4. A roupa que você veste não será algo determinante no sucesso de seu negócio. Muitas pessoas arrumam desculpas e uma delas é porque não se vestiram adequadamente trabalhando em casa.
  5. Estude muito a relação Tempo x Valor e pense quanto vale o seu tempo. Reflita sobre o que Seth Godin disse sobre receber na proporção em que se cria valor.

Se você ainda tem dúvidas sobre como trabalhar em casa e que poderá ganhar muito mais criando valor para as pessoas, sugiro você conhecer o melhor e mais completo treinamento do Brasil que irá te ensinar passo a passo como montar um negócio on line do absoluto zero, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento em tecnologia e marketing digital.

 

Caso queira compartilhar sobre sua rotina e o que você acha desse assunto sobre como trabalhar em casa, fique à vontade em comentar no campo de comentários logo abaixo. Espero que você tenha gostado do artigo e continue nos acompanhando pois isso é muito importante pra nós do Expert do Marketing.

Grande Abraço!

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

 

 

 

 

Quer Gerar Mais Vendas Pela Internet?

O que pretendo mostrar pra você é a inteligência e a estratégia por trás da execução. A grande dica de sucesso em vendas na internet é descobrir como você pode alavancar seu negócio com baixo investimento e como atrair uma audiência altamente qualificada para seu site

Marcelo Bastos © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais