DESCUBRA SEGREDOS E SACADAS MATADORAS

Aprenda 3 Passos Para Gerar Receita a Partir de um Conteúdo

Como posso saber se meu conteúdo irá gerar receita para meu negócio?

Website SEO and analytics icons

Se você estivesse procurando a palavra Marketing de Conteúdo no Google há mais ou menos uns 3 anos atrás, provavelmente as chances de você encontrar algo relevante sobre o assunto seriam muito pequenas. De um tempo pra cá, esse assunto ganhou força no Brasil e muitos profissionais de marketing buscaram entender porque o marketing de conteúdo é algo tão importante para qualquer tipo de negócio e qual seria a melhor maneira de mensurar resultados a partir de cada conteúdo publicado na internet.

O que vemos hoje é uma infinidade de conteúdos sendo publicados e muitos deles além de não gerar nenhum valor para as pessoas, não geram receitas para o seu negócio e o que é pior, muita gente não tem a menor idéia de como gerar receita a partir de um conteúdo publicado, seja ele um artigo no blog, um vídeo no You Tube ou um post no Facebook.

Mas então como posso gerar receita a partir de um conteúdo?

Esta é a pergunta clássica feita por qualquer pessoa responsável pela geração de conteúdo e análise de resultados a partir de uma interação com este conteúdo. Mas quando se trata de conteúdo, as respostas certas ainda confundem muito os profissionais envolvidos nesta área.

Para aqueles que buscam mais orçamento e recursos, é criticamente importante saber como medir o impacto de todos os ativos de conteúdo criados . Mas nem sempre, comprovar o valor de cada conteúdo através de números é tarefa simples e fácil, pelo contrário, é aqui que se inicia um grande desafio.

Você precisa saber como medir o impacto de cada conteúdo publicado. Você sabia que mais da metade dos executivos admitem que seus esforços de marketing são baseados em dados antigos e outros 22% relatam que seus esforços de marketing são baseados em dados que são praticamente inexistentes, segundo o relatório da Forbes Insights?

O CEO do grupo Marketing Insider Michael Brenner confirma: “Nós não fizemos um trabalho consistente em apresentar o marketing no contexto do valor estratégico de negócios. Eu diria que CMOs que não têm esses números precisam obtê-los. Não é uma questão de vida ou morte – ou apenas sobre como manter seu trabalho – é uma batalha que precisa ser combatida para a importância estratégica da função de marketing global “.

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

Hoje em dia, não é apenas necessário produzir conteúdo relevante para sua persona que resolvam suas dores e supram suas necessidades, mas também mensurar o resultado que cada conteúdo gera em termos de receita para seu negócio.

Então você deve estar se perguntando, na prática como posso conectar conteúdo a receita?

Primeiro, vamos cobrir algumas regras básicas.

Não existe um botão “mágico”. Não há atalhos para a gestão e alavancagem de análise de dados e insights. Para que um único ativo de conteúdo possa ser utilizado por diferentes equipes em diferentes pontos do ciclo de vendas, é importante ter uma tecnologia multifuncional e integrada sólida para garantir que você está recebendo dados bons. Se você não confiar em suas fontes de dados, é improvável que você se beneficie de seus insights.

Vendas e marketing são ambos responsáveis por receita. Para conectar o conteúdo `a receita, o seu marketing e equipes de vendas precisam estar firmemente alinhados com os mesmos objetivos de negócio, mensagens da empresa, e processos bem definidos. Para entender o comportamento e grau de atividade do usuário na internet , é fundamental que o marketing e mensagens de vendas permanecem em sincronia. Caso contrário, por exemplo, a geração de leads qualificados do marketing para o setor de vendas se perderão em todo o processo e oportunidades preciosas poderão simplesmente ser descartadas.

Escolha a dedo o conteúdo que irá publicar. Seu conteúdo resolve a dor de sua persona?

#Passo 1: Determine metas de receita

Ao estabelecer metasMetas conteudo de receita, os departamentos de marketing e vendas poderão trabalhar juntos para determinar qual porcentagem da receita da equipe de marketing deve contribuir em uma base anual e trimestral.

Trabalhar a partir de objetivos claros ajuda a calcular o volume em todas as fases de comercialização e funil de vendas. Estes estágios são diferentes de empresa para empresa, mas exemplos comuns a todas as empresas são vistos como oportunidades, geração de leads qualificados e novos clientes potenciais. Tenha em mente que o marketing é nutrir, preparar e gerar leads para a equipe de vendas, de modo que levar em consideração a duração média de um ciclo de vendas ajuda a determinar com antecedência e previsibilidade oportunidades de vendas.

Por exemplo, se a empresa tem um ciclo médio de 90 dias, o marketing precisa entregar oportunidades suficientes 90 dias antes do negócio ser concretizado.

#Passo 2 – É preciso definir fórmulas

Por fim, decidir sobre um modelo de conversão para determinar a taxa de conversão necessária entre cada etapa do funil (ex: Definir o Lead Qualificado, Lead Qualificado para Vendas, Vendas para Oportunidades Reais de Fechamento, de Oportunidades Reais de Fechamento para Vendas Concretizáveis). A partir dai números servirão como referência para o cálculo do retorno sobre o investimento para os ativos de conteúdo.

Depois de estabelecerFunil Conteudo metas iniciais que foram acordadas por ambas as vendas e líderes de marketing, você pode mapear o seu conteúdo para esses objetivos.

Comece confirmando o seu resultado a partir das métricas estabelecidas em cada etapa obtida pela jornada do comprador. Por exemplo:

Estágios de sensibilização / Investigação (parte superior do funil)
Interesse por parte do Usuário: Mercado qualificado
Estágio de comparação (Meio do Funil)
Estágio de consideração / compra (parte inferior do funil)
Métrica alcançada ou Métrica de Sucesso : Negócio Fechado

Dica 1:
Para enquadrar cada conteúdo dentro do modelo acima, mapear seus programas de marketing em cada estágio do funil, irá ajudar você a entender que tipo de conteúdo poderá ser usado para alavancagem em cada etapa com objetivo de atender às suas metas de conversão.

Dica 2:
No exemplo acima, nós descrevemos os programas que desejamos executar para gerar conversões (de leads para comercialização) nas fases de sensibilização e de investigação. Com base no número de Leads Qualificados necessários e dados históricos de desempenho, atribuir um valor a cada programa é de suma importância.

#Passo 3: Aplique pontuações a diferentes conteúdos específicos

Agora que você já mapeou o seu programa de marketing e conteúdo para metas, você pode ir mais a fundo em conteúdos específicos.

Exemplo: Para métricas de engajamento, como “gostos”, cliques, ações e downloads você pode fornecer informações valiosas sobre os tipos de tópicos de conteúdo e formatos de ressonância por canal. No entanto, para amarrar conteúdo a receita real, você tem que aplicar um modelo de pontuação. A maneira mais comum para determinar a pontuação do conteúdo de qualquer ativo, campanha, ou categoria de conteúdo – tópicos específicos, temas ou formatos – é avaliar o movimento de cada comprador através de um estágio do funil e o conteúdo consumido durante cada etapa.

Gerar Leads Qualificados para Equipe de VendasMetricas Marketing de Conteúdo

Para ter uma ideia exata de como uma peça individual de conteúdo realiza em cada etapa da jornada do comprador, é fundamental executar esta análise em todos os compradores em cada fase com base na jornada do comprador individual, e, em seguida, classificar por ativo individual, da campanha e categoria.

Usando esse método para definir receita e conversão de metas por equipe através da implementação do modelo de pontuação de conteúdo, você pode conectar o conteúdo para a receita. Calcular ROI de conteúdo manualmente é tedioso, mas absolutamente necessário para posicionar sua equipe de marketing como um departamento crítico que impulsiona a receita.

E ai, tem alguma pergunta ou ficou alguma dúvida?

Entre em contato comigo através do Box de comentários abaixo. Será uma grande prazer responder suas dúvidas e poder contribuir com seu sucesso de vendas na internet. Fique a vontade em retornar ao blog Expert do Marketing que estarei lhe aguardando com conteúdos relevantes e muitas informação sobre marketing digital.

Desejo muito sucesso pra você e espero te ver novamente!

Grande Abraço!

E-BOOK GRÁTIS! 5 Dicas Para Triplicar Suas Vendas na Internet

Quer Gerar Mais Vendas Pela Internet?

O que pretendo mostrar pra você é a inteligência e a estratégia por trás da execução. A grande dica de sucesso em vendas na internet é descobrir como você pode alavancar seu negócio com baixo investimento e como atrair uma audiência altamente qualificada para seu site

Marcelo Bastos © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais